segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rumo à terra de Lampião!

Saí de Custódia às 05:00 horas da manhã e cheguei em Serra Talhada às 10:00 horas. Foram 80km de calmaria. O ceú estava com muitas nuvens o que facilitou minha vida. O sol mal apareceu durante todo o percurso e, como choveu na noite passada, não estava abafado.
Ainda bem que os dias têm exorcizado os fantasmas que teimam em aparecer na hora de deitar. Quando a manhã chega e com ela os primeiros raios de sol, a estrada se torna minha terapia... os medos desaparecem!
Hoje, pedalei boa parte do caminho ouvindo o canto dos pássaros à beira da estrada... muito bom!
Amanhã sigo para Salgueiro. Espero chegar lá, no máximo, às 11:30!

Segue algumas imagens do que tenho visto ao longo do caminho....

Lembrei de Luiz Gonzaga e sua Apologia ao Jumento "O jumento é nosso irmão"


Silmara - Algum lugar entre Custódia e Serra Talhada
 O nome da garotinha da foto acima é Silmara. Ela estava com um caderno na mão, estudando, e ajudando provavelmente os pais a vender castanha de caju e mel... Ela não queria sair na foto, aí tirei escondido e mostrei a ela... Fico na torcida pra que Deus a abençoe e ela seja muito feliz...



Vejo tantas casinhas assim ao longo do caminho...  Ainda bem que a felicidade não tem um padrão definido... que bom! Isso explica porquê tantos sertanejos são tão felizes, apesar de tudo!


Qualquer chão de terra batida somado a alguns pedaços de madeira, é suficiente pra fazer a magia do futebol acontecer! Eita como era bom meu tempo de criança, jogando futebol na rua de casa! Saudades



Talvez os céus tenham se comovido com a dor e o sofrimento do povo do sertão e do animais dessa região e deixado cair suas lágrimas sobre a terra sedenta! Que mais lágrimas caiam do céu! A terra precisa desse choro... 



Serra Talhada, ao fundo, bem ao fundo né, mal dá pra ver! kkk


Lemos e Magalhães, se não estou confundindo os nomes. Muito simpáticos e prestativos... me deram algumas dicas sobre a estrada e que caminho seguir... 

Chegada em Serra Talhada! Obrigado Meu Deus!

4 comentários:

  1. Muito legal Claudio! Estamos acompanhando e viajando com vc! Deus te abençoe! :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Claudão pela tua chegada em Exú!!! Valeu mesmo! Cortou Pernambuco de Bicicleta. Já tem uma grande aventura de bicicleta pra contar. Cabra Valente! Muitas felicidades!

    E como não podia ser de outro jeito. Neste dia 13 de dezembro de 2012, dia dos 100 anos de Gonzagão, vai mais uma música em sua homenagem, e um clip com imagens reais do verdadeiro REI DA MÚSICA BRASILEIRA: LUIZ GONZAGA:

    https://www.youtube.com/watch?v=X4DAdlqm6oU

    VIDA DE VIAJANTE
    Luíz Gonzaga

    Ah-hei...

    Minha vida é andar, por este país
    Pra ver se um dia, descanso feliz
    guardando a recordação, das terras onde passei
    Andando pelos sertões, e dos amigos que lá deixei
    Chuva e sol, poeira e carvão
    Longe de casa, sigo o roteiro mais uma estação
    E a alegria no coração

    Ah hei...

    Minha vida é andar, por este país
    Pra ver se um dia, descanso feliz
    guardando recordação, das terras onde passei
    Andando pelos sertões, dos amigos que lá deixei
    Mar e terra, inverno e verão
    Mostro um sorriso, mostro alegria mas eu mesmo não
    E a saudade no coração

    Ah-hei...





    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela aventura, pelas veredas do nosso sertão, que muitos verem como sinônimo de "miséria", mas na verdade é um lugar belo e com paisagens semi-iguais,onde é notório a bravura do sertanejo no seu olhar, bravura em vários sentidos, na determinação de conduzir uma família, na "labuta" do dia-dia, e sem contar na esperança que é reluzente no olhar de cada sertanejo..
    Sou fã do meu nordeste, da minha Bahia, e de minha Ribeira do Pombal...
    As fotos do passeio ficaram ótimas, paisagens, o campinho de futebol, foto esta que me fez relembrar da minha infância..

    Curte ai https://www.facebook.com/pages/Ribeira-do-Pombal-Ba/482082458482191?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas palavras Jadson! Foi minha primeira ída ao Sertão... fiquei encantado... ...voltei desde o dia 17 de dezembro, mas os pensamentos não saem de lá... Grande abraço meu amigo! Quem sabe um dia a gente não se encontra por aí, na sua terra! Vou curtir a Página de Ribeira do Pombal!Abraços

      Excluir